MOTELX 2018 - Programa de 6 de Setembro - MaisTerror

Breaking

02/09/2018

MOTELX 2018 - Programa de 6 de Setembro

13h00 - Curtas ao almoço #02
Cinema São Jorge, Sala 3
"We Summoned a Demon"
"Centrifugado"
"Catcalls"
"Conductor"
"The Hour of Darkness"
"I Am the Doorway"
Podes comprar bilhetes para esta sessão aqui

14h10 - "Cutterhead", de Rasmus Kloster Bro
Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira
Secção Serviço de Quarto


Rie é uma coordenadora de relações públicas que visita a tuneladora que opera na construção do metro de Copenhaga, com vista a promover a imagem da cooperação europeia. Quando se dá um acidente, vê-se forçada a refugiar-se num compartimento pressurizado, com os trabalhadores Ivo, da Croácia, e Bharan, da Eritreia. Os três vão depender uns dos outros para sobreviverem ao calor, pressão e lama, tendo de confrontar diferentes visões do mundo e reavaliarem as suas vidas. Candidato ao filme mais claustrofóbico de sempre, “Cutterhead” é a estreia nas longas-metragens de Rasmus Kloster Bro, que afirmou ter pretendido transmitir ao público a sensação de «ser devorado pelo subsolo». A estreia mundial foi no Neuchâtel Fantastic Film Festival em Julho. 
Filme antecedido da curta "Two Puddles".

Podes comprar bilhetes para esta sessão aqui.

14h40 - "Cam", de Daniel Goldhaber
Cinema São Jorge, Sala 3
Secção Serviço de Quarto


Alice é uma ambiciosa camgirl à procura de ser a mais popular delas toda mas, um dia, acorda e descobre que foi substituída por uma réplica exacta de si mesma no seu programa. Quando esta cópia começa a ultrapassar os limites da sua identidade, o controlo que Alice tem sobre a sua vida e os homens que dela fazem parte desaparece. 
Daniel Goldhaber realiza esta sua primeira longa-metragem e divide, de forma assumida, a autoria do filme com a sua co-argumentista Isa Mazzei, camgirl de profissão e autora de vídeos pornográficos. Ambos frustrados com a imprecisa representação da profissão no cinema até hoje, decidem agora explorar os temas da identidade, trauma, tecnologia e masculinidade neste thriller psicológico negro. 
Podes comprar bilhetes para esta sessão aqui

16h15 - "Don't Leave Home", de Michael Tully
Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira
Secção Serviço de Quarto



Após ter dado a conhecer a sua nova exposição de esculturas em torno de lendas urbanas irlandesas, a artista Melanie Thomas é contactada pelo padre Alistair Burke, um solitário clérigo irlandês que, segundo reza a lenda, pintou o retrato de uma menina que mais tarde desapareceu no mesmo dia em que a sua imagem se apagou misteriosamente do quadro. Agora, convocada por Burke e a sua assistente para uma encomenda artística especial a ser desenvolvida na paisagem rural da Irlanda, Melanie aceita a oferta, sem nunca pensar que algumas lendas urbanas possam ser reais. 
Inspirados pelos clássicos de terror europeus dos anos 70, sendo o exemplo mais óbvio “Don’t Look Now”, a cujo título “Don’t Leave Home” alude. Descrito pela Indiewire como «“Get Out” com culpa católica na Irlanda rural» 
Antecedido da curta "Coyote".
Podes comprar bilhetes aqui


16h50 - "One Cut of the Dead", de Shinichiro Ueda
Cinema São Jorge, Sala 3
Secção Serviço de Quarto


Uma equipa de rodagem filma o que aparenta ser um filme de zombies convencional, num armazém abandonado onde alegadamente o exército terá efectuado experiências com seres humanos. Então, de súbito, um zombie real entra no enquadramento gerando o caos. O realizador insiste que a câmara deve continuar a filmar. 
A primeira longa do realizador Ueda inicia-se com um longo e energético plano-sequência, até mudar surpreendentemente de registo, elevando o conceito de meta cinema a um nível arrebatador. Uma ode ao cinema de baixo orçamento, esta «comédia de terror maravilhosamente inventiva [que] injecta nova vida no género zombie», de acordo com a Variety, mereceu uma ovação de pé na sua estreia mundial du - rante o Fareast Film Festival de Udine. 
Bilhetes à venda aqui


18h25 - "Hagazussa: A Heathen's Curse", de Lukas Feigelfeld
Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira
Secção Prémio Melhor Longa de Terror Europeia



O Inverno frio estende-se pelos Alpes do século XV. Uma jovem pastora vive com a sua mãe numa cabana no meio dos bosques. Quando, certo dia, a mãe adoece misteriosamente e morre, Albrun fica sozinha e profundamente traumatizada. 20 anos passam e, já depois de se tornar ela própria mãe, Albrun começa a pressentir uma presença negra na floresta. Numa espécie de delírio psicótico, as fronteiras entre a realidade e o pesadelo começam a fundir-se, à medida que ela é novamente confrontada com a morte da sua mãe e o mal que existe dentro de si mesma. 
“Hagazussa: A Heathen’s Curse” é um conto negro sobre a luta de uma mulher contra a sua própria sanidade, num tempo em que as crenças pagãs das bruxas espalham o medo pela mente das pessoas. Primeira obra de longa duração realizada pelo austríaco Lukas Feigelfeld. 
Antecedido da exibição da curta "Calipso".
Sessão com presença do realizador, podes comprar bilhetes aqui


19h00 - "A Filha", de Solveig Nordlund
Cinema São Jorge, Sala 3
Secção Quarto Perdido




Ricardo Monteiro tem 45 anos e é um mediático produtor e apresentador de televisão. Acaba de ganhar a Estrela de Ouro para o programa mais popular do ano quando recebe um ultimato da sua filha, Leonor: se ele não voltar para casa a tempo de celebrar o aniversário dos seus 18 anos, nunca mais a verá. Ao chegar a casa, depara-se com o apartamento vazio e a filha desaparecida. Ricardo pensa tratar-se de um jogo, mas na ausência de telefonemas e mensagens começa a preocupar-se. Outra rapariga, mais ou menos da idade de Leonor, Sara, diz poder ajudar a encontrá-la. Mas Sara vai descobrir da pior forma as razões que levaram Leonor a fugir de casa.


Destaque para a fabulosa interpretação de Joana Bárcia neste thriller intenso, cuja exibição serve igualmente de homenagem ao actor Nuno Melo.



Sessão com presença do realizador, bilhetes à venda aqui.

21h20 - "Ghostland", de Pascal Laugier
Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira
Secção Serviço de Quart0


Depois da morte da sua tia, Colleen e as filhas herdam a sua casa. Durante a primeira noite passada no novo lar, intrusos entram pela casa adentro, obrigando Colleen a lutar pela vida das suas filhas. Depois dessa noite, tudo muda. A filha mais velha, Beth, torna-se uma consagrada autora de literatura de terror, já a sua irmã, Vera, vai perdendo a sanidade e vive em constante paranóia. Dezasseis anos depois, mãe e filhas reúnem-se na casa onde Colleen e Vera continuam a viver. É nesse momento que começam a acontecer incidentes estranhos. 

Pascal Laugier, autor de um dos filmes mais marcantes da nova vaga de terror francês, "Martyrs" (2008), regressa com uma fábula negra que nos assombra e que desconstrói por completo as regras do género tal como o conhecemos. 

Sessão com presença do realizador Pascal Laugier e antecedida da curta "Moscatro".

Bilhetes à venda aqui


21h25 - "The Promise", de Sophon Sakdaphisit
Cinema São Jorge, Sala 3
Secção Serviço de Quarto




Em 1997, ocorreu na Tailândia um desastroso crash financeiro que deixou, do dia para a noite, milhares de famílias sem nada. O futuro brilhante que duas amigas, Boum e Ib, imaginaram para si mesmas, desmorona-se quando descobrem que as suas famílias estão falidas. As obras de construção de um condomínio de luxo, em que os pais delas investiram em conjunto, foram suspensas. Todos os seus bens são apreendidos para pagar dívidas. Incapazes de aceitar a dura realidade, decidem juntas pôr um término à sua vida numa das torres inacabadas. A promessa, no entanto, não é encarada de igual forma pelas duas amigas. 



Podes comprar bilhetes para este filme aqui

21h45 - "VHS Nights - Sotto il Vestito Niente II"
Cinema São Jorge, Sala 2

Filmes que fizeram parte da época dourada do VHS, entre os anos 80 e 90. O “lado B” do cinema, a história dos filmes com produções duvidosas, alguns editados directamente para cassete e que nunca suspeitaríamos que poderiam existir.

Este ano é apresentado o filme italiano "Sotto il Vestito Niente II" (1988), do realizador Dario Piana.


Entrada Livre.

00h00 - "Mutant Blast", de Fernando Alle
Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira
Secção Prémio Melhor Longa de Terror Europeia



Maria, uma destemida soldado, e TS-347, um homem com uma força sobre-humana, estão a ser perseguidos por uma célula militar responsável por experiências científicas que deram origem a um apocalipse zombie. Pelo caminho, irão deparar-se com Pedro, um homem com poucas ambições e com uma enorme ressaca. Juntos, irão tentar fugir para um local seguro, mas complicações irão surgir pelo seu caminho, na forma de uma bomba nuclear. 

"Mutant Blast" é a primeira longa-metragem de Fernando Alle, cuja curta-metragem "Papá Wrestling" recebeu uma menção honrosa no MOTELX em 2009. Co-produzido pela Troma entertainment, e misturando os géneros cinematográficos de comédia, acção, terror e ficção científica, e com influências cinematográficas que abrangem Quentin Tarantino, Terry Gilliam, e Werner Herzog, “Mutant Blast” é descrito pelo próprio autor como uma ‘break-up letter’ aos filmes de zombies.

Sessão com a presença do realizador, bilhetes à venda aqui

Antecedido da curta "O Quarto".


00h00 - "Pledge", de Daniel Robbins
Cinema São Jorge, Sala 3
Secção Serviço de Quarto


Três caloiros da faculdade, Ethan, David e Justin, estão a passar um mau bocado na adaptação à vida universitária. Rejeitados por quase todas as fraternidades, estão prestes a perder toda a esperança. Até que uma rapariga muito atraente os convida para uma festa numa mansão isolada. Esta festa é tudo aquilo com que sonharam ser a vida universitária – raparigas lindas, bebida e um grupo que os aceita. Quando surge aos amigos uma oportunidade de fazerem o juramento com este clube elitista, aceitam sem hesitação. Mas assim que o processo se inicia, irão aperceber-se que a fraternidade não é aquilo que parece ser. 
“Pledge” é uma produção independente original que denuncia, através do microcosmos das praxes universitárias, as tensões que afectam o presente da sociedade norte-americana. 
Sessão com a presença dos actores, bilhetes à venda aqui

Antecedido da curta "Psycho Kino".

Sem comentários:

Enviar um comentário