Penny Dreadful - Opinião sobre "cancelamento da série"




Este artigo contém spoilers para quem ainda não viu o series finale.

Como já é de conhecimento geral a série "Penny Dredful" chegou ao seu fim com o final da 3ª temporada esta semana. Ao que tudo indica não foi a Showtime a cancelar a série, mas sim já era algo planeado desde o inicio segundo o criador da série John Logan:

"Eu criei "Penny Dreadful" para contar a história de uma mulher a lutar contra a sua fé e contra os demónios dentro dela. Para mim, a personagem de Vanessa Ives é o coração da série. Desde o início, eu imaginei a sua história a ser desenvolvida num arco de 3 temporadas."

Nota: O seguinte texto é a opinião de Trace Thurman, do site Bloody Disgusting.

Perdoem-me a honestidade, mas considero esta história uma treta! A Showtime disse a Logan que ia cancelar a série e este foi obrigado a terminá-la à pressão. "Penny Dreadful" nunca foi um vencedor nas audiências. Nunca conseguiu passar os 872 mil espectadores do episódio de estreia, e este número nem chega a metade das audiências de um episódio normal de "Shameless" (série do mesmo canal).
"Penny Dreadful" tem também um custo enorme para a sua produção, principalmente nos seus sets de filmagem. Mas, aparentemente cortar no orçamente estava fora de questão para a Showtime.

Na minha opinião, a série nunca foi só sobre a história de Vanessa, chamava-se "Penny Dreadful" e não "Vanessa Ives". Sempre foi uma versão mais séria e adulta de "The League of Extraordinary Gentlemen" que viu vários personagens da literatura de horror a ganhar vida aos olhos do criador John Logan. O grupo sempre foi o mais importante da série, mesmo que o foco tenha sido maioritariamente Vanessa Ives. A personagem cresceu para tornar-se no centro emocional da série, mas por ela morrer não significa que a série tenha de acabar. A principal razão para este cancelamento foi as audiências e os custos de produção.

O que chateia também, é que nunca vamos poder ver a continuação das histórias que surgiram nesta 3ª e última temporada. Nunca vamos ver Dr. Jekyll a tornar-se Mr. Hyde por exemplo. A introdução de personagens como Jekyll, Dr. Seward e Catriona Hartdegen parece-me bastante supérflua se esta era a planeada última temporada, desde o inicio.

O que acharam do final da série? Acreditam na versão do criador ao dizer que este fim estava previsto, ou acreditam que foi a Showtime a cancelar repentinamente a série?


1 Comentários

  1. Concordo plenamente.
    Adoro a série e considero que "a desculpa" de ter sido planeado terminar após 3 temporadas é mesmo isso: uma desculpa para não dizer aos fâs que o canal é que cancelou.

    ResponderEliminar
Postagem Anterior Próxima Postagem